Cirio de nazare
Festa popular religiosa que se realiza em Belém do Pará, no 2° domingo de Outubro. A cidade recebe votos de todo o Brasil na procissão do Círio de Nazaré, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Dois milhões de pessoas participam de uma das maiores festas católicas do país.
Sua comemoração tem uma antiga tradição. Por volta de 1700, o mulato Plácido José de Solza mantinha em sua casinha, nos arredores de Belém, grande devoção por uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Ele a tinha encontrado pelas redondezas. Era uma réplica da imagem venerada em Nazaré, um lugarejo da Estremadura, em Portugal. Logo surgiram os primeiros fiéis, que construíram para a santa uma capelinha de taipa. E cedo se criou uma lenda de milagres feitos por seu intermédio. Em 8 de Setembro de 1793,organizou-se a 1° procissão, denominada Círio. A imagem foi levada do palácio do governo até sua pequena capela, acompanhada pelo povo, pela cavalaria e pela infantaria, sob o som de clarins. Ano a ano a festa se ampliou, incluindo o ''carro dos milagres'‘, com ex-votos e uma luxuosa berlinda- altar. Além dessa procissão faz parte da festa o pagamento ritual de promessas, especialmente ofertas de cera e de velas para os altares. Um grande Círio fica aceso na igreja durante todo o tempo das comemorações.
As etapas da celebração
Atualmente as manifestações de devoção religiosas estendem-se por quinze dias, durante a chamada quadra Nazarena. Entre os pontos altos dessa manifestação, destacam-se:
Traslado de Nossa Senhora
Assim chamada, porque marca o percurso da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, da Basílica de Nazaré, pelas ruas da cidade, até a igreja matriz, no município de Ananindeua, município vizinho a Belém. Percurso este, feito em carro aberto, onde Nossa Senhora recebe inúmeras homenagens. A imagem da Santa passa a noite neste município, onde o povo fica durante toda à noite em vigília. Essa Romaria acontece de sexta para sábado, que antecede o domingo do círio.