Circunfrencias e circulos
Circunferência e círculos Nomenclaturas Reta e circunferência A constante π Perímetro da circunferência Área dos setores circulares Área da coroa do circulo Losango Atividades
Circunferência e Círculos.
Circunferência: Representa o contorno da região circular. Exemplos: Argolas, rodas de bicicletas e alianças de casamento.
Círculo: O contorno e o interior da região circular. Exemplos: Pizza, moeda e mesa redonda.
Círculo
Circunferência
Nomenclaturas
Centro: Ponto interno que é equidistante de todos os pontos da circunferência
Raio: Um segmento de reta com extremos entre o Centro e um ponto qualquer da circunferência.
Diâmetro: Um segmento de reta com extremos na circunferência e que passa pelo centro da mesma. Nota: A medida do diâmetro é o dobro da medida do raio na mesma circunferência.
Corda: Qualquer segmento com extremos na circunferência. Nota 1: O diâmetro também é uma corda. Nota 2: O diâmetro é uma corda com maior medida possível na circunferência.
Reta e circunferência
Podemos ter três posições entre uma reta e uma circunferência
A tangente: A tangente possui uma propriedade importante: no ponto de intersecção, ela e perpendicular ao raio.
A constante π
Imagine uma circunferência qualquer e considere dois de seus elementos: sua circunferência C(azul) e seu diâmetro d(vermelho):
Supondo que a circunferência (C) seja “cortada e esticada”:
É fácil observar que (C) é mais do que 3 vezes maior que o diâmetro d, Na verdade, esse valor não é exato e corresponde a um numero irracional com infinitas casa decimais que chamamos de π (Pi).
Π = C/d
3,141592...
Perímetro da circunferência
Perímetro é a soma dos lados de uma figura, então como podemos dizer que uma circunferência possui perímetro se ela não possui lados? Dizemos que o perímetro de uma circunferência é o mesmo que calcular o seu comprimento, pois circunferência nada mais é que uma linha fechada.
Linha aberta