circulção interna
Município: Guia Lopes da Laguna
O Projeto Mão Amiga foi idealizado com meta de atendimento para 50 crianças/adolescentes, vitimas do uso de substâncias psicoativas sendo eles adictos ou seus familiares com funcionamento no período vespertino. Atualmente encontramo-nos atendendo a uma demanda e 100 crianças/adolescente devido ao estendimento do serviço durante o período matutino também.
No entanto, nos atentaremos aos resultados obtidos do grupo que já estava em atendimento desde o inicio do projeto, durante o desenvolvimento do projeto tivemos dificuldade de atendimento com os pais principalmente aqueles que estão sendo demandados por violações específicas. A maioria dos atendimentos tem sido voltados a melhora no convívio familiar; fortalecimento de vínculos, participação das mães nas atividades e atendimentos oferecidos pelo projeto, os educando apresentam boa adesão, freqüência e vínculos com os técnicos a mensuração é feita através de uma lista de freqüência diária, a qual vem a ser a base da busca ativa dos alunos faltosos ou de intervenções para os mesmos. O trabalho de restabelecimento de direitos é algo continuo principalmente com aqueles que precisam de atendimento oferecidos pela rede aos quais o técnico do projeto os encaminha e acompanho-os.
Nota-se que do inicio até agora já conquistamos algumas melhorias criveis, assim como também tivemos alguns casos que retrocederam, mas cabe salientar que na maioria dos casos que retrocederam conseguimos manter o vinculo com o familiar ou o adolescente, que mesmo com pouca adesão acaba por retornar ao projeto em busca de orientação para alguma questão surgida nesse tempo em que esteve ausente das atividades.
Fizemos um quadro com o a quantificação desses resultados(em anexo), de modo a nos fazer ver o ponto em que estamos tendo mais dificuldade modificando o meio de atingir algum objetivo traçado, em evidencia no momento uma reintegração social de forma mais sadia e a construção de laços