CIRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE
BREVE HISTORICO DO CCQ:
O CCQ foi iniciado no Japão, em 1962 na 1ª Conferência sobre Controle de Qualidade, em 1963 expandiu-se dentro do Japão e para outros países, chegando ao Brasil em 1971, pelas organizações Johnson & Johnson, Wolkswagen e Embraer, sendo o país, pioneiro fora do Japão, juntamente com a Coréia e a Tailândia. Mas, somente na década de 90, com a chegada do conceito de Controle Total de Qualidade, o CCQ foi se tornando uma prática frequente das empresas no Brasil..
DEFINIÇÃO:
É um pequeno grupo de funcionários que trabalham numa mesma área, e que voluntariamente desenvolve atividades voltadas para o controle de qualidade. Todas as decisões dos Círculos são tomadas em conjunto, através do consenso. A motivação básica do CCQ é a participação. ESTRUTURA BÁSICA DO CCQ:
O ideal é que cada CCQ tenha no mínimo seis e no máximo doze funcionários.
COMPOSIÇÃO:
O CCQ é formado por: membros, líder, secretário e coordenador.
MEMBROS: A função do membro é a participação ativa e voluntária no estudo dos projetos por eles mesmo escolhidos, contribuindo para a análise das causas dos problemas, sugerindo modificações e melhoramentos.
LÍDER: Cada grupo deverá ter um líder, preferivelmente escolhido pelos próprios participantes. Sua função é providenciar as condições para a reunião do grupo, Sua função compreende também a representação do grupo junto à direção e a outros CCQs internos ou externos à empresaSECRETÁRIO: Tem a função de anotar, registrar, relatar e arquivar todos os assuntos tratados em reuniões, também deverá ser escolhido pelo grupo, podendo este substituir o líder eventualmente no caso de falta.
COORDENADOR: Cada empresa deve ter um coordenador geral com a finalidade de congregar todas as informações relativas ao programa, proporcionar treinamento em metodologia CCQ, encaminhar os projetos aos setores encarregados de sua implantação, promover concursos e congressos, divulgar os resultados