CIRCULO DE MOHR
O Círculo de Mohr é uma forma gráfica de resolver um estado de tensões.
Para que seja possível o uso do Círculo de Mohr, é necessário que cada plano seja representado por um ponto em um sistema de coordenadas (σ;τ), como mostra a figura.
a) Neste tipo de representação, é possível notar que: Os planos das tensões principais são representados por pontos que se encontram no eixo σ, já que neles a tensão de cisalhamento é igual a zero.
b) As tensões de cisalhamento, máxima e mínima, são representadas por pontos que são simétricos em relação ao eixo σ. Lembrar que nestes planos ocorre a mesma tensão normal e que as tensões de cisalhamento são iguais e de sinais opostos.
c) A tensão normal que atua nos planos das tensões de cisalhamento, máxima e mínima, é igual à média aritmética das tensões principais.
d) Planos perpendiculares entre si são representados por pontos que à mesma distância do eixo σ, porém em lados opostos. Note-se aqui que a tensão normal média dos dois planos é igual à tensão média das tensões principais
e) A figura geométrica que satisfaz a todas estas condições simultaneamente é um círculo. A este círculo se dá o nome de Círculo de Mohr.
De acordo com o exposto, é possível traçar o Círculo do Mohr para qualquer estado duplo. Para tal, se deve observar:
1. Planos perpendiculares entre si são representados por pontos diametralmente opostos.
2. O centro do Círculo de Mohr se encontra no eixo.
3. A tensão principal σ1 se determina intersecção entre o eixo σ e o lado direito do círculo
4. A tensão principal σ2 se determina intersecção entre o eixo σ e o lado esquerdo do círculo
5. As tensões de cisalhamento, máxima e mínima, são determinadas pelas tangentes horizontais ao círculo.
6. Conhecidas as tensões em dois planos perpendiculares entre si, o centro do círculo de Mohr se encontra na média entre as tensões normais que atuam nestes planos.
7. Conhecidas as tensões em dois planos perpendiculares entre si, o raio do