Circulação geral da atmosfera
Circulação geral da atmosfera real e idealizada
Jayro de Oliveira Sobreira Leandro Lima Colaço Lincoln Ribeiro Braga Soislan Sousa Reis Thiago Ferreira Rodigues
Bom Jesus PI ,14 outubro de 2011
Súmario
1. Introdução ...................................................1 2. Causas da Circulação Geral da Atmosfera.....2 3. Circulação Geral da Atmosfera Idealizada...2 4. Circulação Geral da Atmosfera Real............5 5. Conclusão....................................................5 6. Bibliografia..................................................6
Circulação Geral da Atmosfera
1. Introdução
As circulações atmosféricas são movimentos fechados do escoamento atmosféricos provocados pela conservação de massa que constringe o movimento geral da atmosfera e pelas forças de pressão e empuxo como observadas da superfície da Terra, cuja observação é feita em um referencial em rotação.
A aplicação dos conhecidos teorema de Bjerknes mais a equação de conservação de massa permite solucionar o escoamento atmosférico em diferentes escalas de movimento. A circulação atmosférica pode referir-se à circulação da brisa marítima e terrestre, que é um fenômeno de mesoescala, como também pode se referir ao escoamento médio anual de grande-escala, como é o caso das circulações de Hadley e Walker, associadas às ocorrências dos fenômenos de El Niño e La Niña.
A circulação atmosférica é o movimento de grande escala da atmosfera e o meio (juntamente com as correntes oceânicas) através do qual o calor é distribuído pela superfície da Terra.
Apesar da sua estrutura básica da circulação atmosférica global manter-se relativamente constante do ponto de vista climatológico