Circuitos RL
Objetivo
O objetivo desta aula é estudar o comportamento de indutores associados a resistores em circuitos alimentados com onda quadrada.
Introdução
Os resistores têm como característica principal a transformação de energia elétrica em energia térmica, já os indutores transformam energia elétrica em energia magnética.
O indutor quando percorrido por uma corrente elétrica produz um campo magnético, campo este que cria um fluxo magnético concatenado dentro da bobina (Φ). Por definição, a indutância L é a razão entre o fluxo concatenado e a corrente: L = Φ / I
Aplicando a Lei das Tensoes de Kirchhoff, tem-se:
Material Utilizado :
1 Gerador de Funções 1 Osciloscópio 1 Resistor ( 1kΩ) 1 Indutor ( 32ᶬH) EWB
Desenvolvimento
Foi usado um indutor de 32ᶬH e uma resistência de 1kΩ. Para acharmos a frequência usamos a fórmula:
f = 1/10ᵼ ; sendo ᵼ = L/R
Logo: f = 1/ (10*32*1* 10⁻⁶) f = 3,125 kHz
Foi escolhida uma amplitude de 10V pico a pico, ou seja, uma amplitude de 5V.
Na montagem prática observamos valores um pouco divergentes do que os teóricos, mas conseguimos comprovar os efeitos do indutor no circuito.
Conclusão
Sobre o circuito transitório RL série em corrente alternada, o objetivo foi estudar o comportamento do circuito analisando as formas de onda das correntes e tensões do mesmo. Com o auxilio do osciloscópio, analisou-se a defasagem existente entre a tensão sobre alguns componentes do circuito e a corrente. Utilizamos a onda quadrada para facilitar o compreender o comportamento do circuito, pois a onda quadrada, praticamente simula o circuito como se fosse corrente continua e facilita a visão e análise da onda formada no osciloscópio digital. Visto que os resultados obtidos foram consideravelmente próximos aos que eram esperados (ha uma pequena diferença entre os valores experimentais e os teóricos, devido