Circuitos práticos com sensores de toque
Por: Newton C. Braga
*Originalmente publicado na revista Mecatrônica Fácil - Ano 6 - Edição 35 - Jul/Ago/07
Os sensores de toque podem ser utilizados no controle de diversos tipos de dispositivos mecatrônicos, diretamente em painéis de controle bem como em alarmes, detectores de presença e muito mais. Neste artigo descrevemos uma série de circuitos simples que operam baseados na presença da resistência elétrica do corpo da pessoa que os toca. São, portanto, sensíveis sensores resistivos que também podem ser empregados com outras finalidades, como veremos no decorrer do próprio artigo.
Um dos tipos mais simples de sensor de toque que pode ser implementado com facilidade, é o que se baseia na presença de uma resistência elétrica em um circuito quando o tocamos com os dedos.
Conforme mostra a figura 1, ao tocarmos ao mesmo tempo duas chapinhas de metal, a presença da resistência da pele humana que pode variar entre algumas dezenas de quilohms até vários megohms, é suficiente para ativar o circuito.
Uma vez que a corrente que circula pelos dedos da pessoa que toca o sensor é extremamente baixa, não há perigo nem a sensação de choque. A corrente neste caso será da ordem de milionésimos de ampère.
É claro que os circuitos desse tipo não devem nunca ser alimentados diretamente pela rede de energia sem os necessários dispositivos de isolamento, tais como transformadores.
Nos casos em que a alimentação é direta, devem ser usados resistores limitadores de corrente de valores muito altos, evitando qualquer tipo de perigo de choque para quem tocar no sensor. Os circuitos que descrevemos a seguir foram em sua maioria projetados para acionar um relé, de modo que esse relé interfaceia uma carga de maior potência.
No entanto, podem ser empregados como cargas outros dispositivos tais como pequenos motores, lâmpadas, solenóides, etc. Evidentemente, o dispositivo acionado deverá estar de acordo com a