Circuitos hidráulica
Circuitos Hidráulicos
1-Circuito para comando de um cilindro de dupla ação utilizando válvula direcional 4/3 vias, acionada por alavanca e detente com centro fechado.
2-Circuito com válvula de retenção pilotada.
Neste circuito, após o cilindro avançar e a válvula direcional ser posicionada no centro a válvula de retenção mantém o cilindro, não permitindo que o fluído saia da câmara. Apesar da válvula direcional ter o centro fechado a utilização da válvula de retenção é conveniente porque a válvula direcional permite pequenos vazamentos internos devido ao seu aspecto construtivo, sendo que a válvula de retenção tem uma vedação muito melhor, não permitindo que a carga desça aos poucos. Quando o cilindro for retornar a válvula de retenção é pilotada permitindo que o fluído saia livre para o tanque através da válvula direcional.
3-Circuito com válvula redutora de pressão.
Neste circuito a pressão no avanço do cilindro B pode ser reduzida pela válvula redutora de pressão. No retorno a pressão nominal aplicada nos dois cilindros é a mesma.
4-Circuito com válvula de seqüência.
Neste circuito o cilindro A avança primeiro, após este terminar o curso a pressão do sistema irá aumentar e a válvula de seqüência abrirá permitindo o avanço do cilindro B. No retorno os dois cilindros voltam juntos.
5-Circuito com válvula de contrabalanço.
Neste circuito devido à ação da carga o cilindro tende a ter uma aceleração descontrolada no retorno, a válvula de contrabalanço controla esta aceleração não permitindo que o fluído saia livremente para o tanque (através da válvula direcional). O fluído só é liberado para sair quando a pressão sobre a válvula de contrabalanço for maior que a pressão exercida pela carga, isto é quando a pressão do fluído