Circuitos Elétricos e Fotônica – Atenuação em Fibras Ópticas
RESUMO
Neste experimento mediu-se a amplitude da tensão em dois cabos de fibra ótica com características nominalmente idênticas, porém com comprimentos diferentes. Os dados coletados foram utilizados para determinar o efeito da atenuação em cada um dos cabos e o quanto varia de acordo com a variação do comprimento do cabo.
Palavras Chave:
Fibra Ótica, atenuação, LED infravermelho.
Sumário
2 Introdução 4
3 Objetivo 5
4 Metodologia 6
5 Materiais 7
6 Discussão e resultados 8
7 Conclusão 10
8 Referências 11
1 Introdução
A fibra ótica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico. Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo. A tecnologia tem sido muito utilizada nas telecomunicações e exames médicos, como endoscopias e cirurgias corretivas de problemas visuais, entre outras aplicações possíveis.
A atenuação pode ser definida como a diminuição da intensidade de energia de um sinal ao propagar-se através de um meio de transmissão.Nas fibras ópticas, a atenuação varia de acordo com o comprimento de onda da luz utilizada. Essa atenuação é a soma de várias perdas ligadas ao material que é empregado na fabricação das fibras e à estrutura do guia de onda.
2 Objetivo
Determinar o coeficiente de atenuação de uma fibra óptica na linha espectral .
3 Metodologia
Montou-se o circuito mostrado na figura 1. Os jumpers J7c-J9b-J10b-J11 foram conectados para que um sinal alternado fosse aplicado na entrada do digital driver (TP20). O jumper J12b incluiu o LED de . O Jumper J15a incluiu o fotodiodo. Ligou-se a unidade de alimentação do módulo e verificou-se que o LED de acendeu. Removeu-se as proteções do cabo de fibra ótica e conectou-o ao LED e ao Fotodiodo. Com o auxílio do osciloscópio, observou-se a forma da onda correspondente