circuitos eletricos
2013
Retificador em meia onda sem filtro: A fonte de tensão de entrada trata-se de uma tensão alternada que contem característica de 180 Vp em 60Hz, que esta alimentando nosso retificador. Como podemos verificar na figura 1, onde o gráfico representa nossa tensão de entrada, que esta sendo coletada na ponta de prova de tensão VCA.
Figura 1
Na figura 2, temos a corrente consumida pelo nosso circuito. Em se tratar de um retificador em meia onda podemos observar que há corrente somente no semi-ciclo positivo da forma de onda.
Figura 2
Passemos agora a análise das tensões e correntes após o diodo que a partir desse ponto a carga somente recebera alimentação da tensão positiva da tensão senoidal, pois no sentido negativo da onda senoidal o diodo retificador estará em corte, portanto não conduzindo corrente, ou seja funcionando como uma chave aberta. Na figura 3, temos a tensão de alimentação da carga. Esta tensão esta sendo medida na ponta de prova VRL.
Figura 3
Como estamos analisando um circuito retificador em meia onda, onde temos somente componentes em série podemos observar na figura 4 que a corrente na carga e idêntica à consumida pela fonte.
Figura 4
E para finalizarmos nossa análise no circuito em questão passemos a tensão no diodo, que ao observarmos a figura 5, temos que no ciclo positivo a tensão do diodo ficará na casa de 0,7V e no ciclo negativo a tensão máxima estará em seus terminais, pelo fato do diodo estar reverso, um fato importante, e que justamente essa tensão reversa que ira definir sua PIV.
Figura 5
Tensão no diodo, que esta entra 0,7 volts. Figura 6
Retificador em onda completa sem filtro em ponte:
Figura 7
A fonte de tensão de entrada trata-se de uma tensão alternada que contem característica de 180 Vp em 60Hz, que esta alimentando nosso retificador. Como podemos verificar na figura 7, já no gráfico da figura 8 temos nossa tensão de