circuitos eletricos em CC
Leandro Alves C. de Macedo1*, João Francisco B. de Melo1, Leonardo Passos1, Lourenzo Santos1, Juarez Junior1, , Vicente de Paulo Lima ².
¹Bacharelado em Engenharia Elétrica, Faculdade Santo Agostinho – FSA (leandrolg93@hotmail.com)
²Docente Calculo Diferencial e integral III, Faculdade Santo Agostinho – FSA
Resumo – Em 1800, Alessandro Volt inventou a bateria capaz de produzir fluxo contínuo de corrente tornando possível o desenvolvimento dos primeiros circuitos, na época apenas se tinha o conhecimento de corrente contínua, porem com o crescimento das cidades e a necessidade de percorrer maiores distâncias, a corrente contínua não supria essa necessidade, pois a energia se perdia facilmente com a distância em relação a resistência dos fios. O engenheiro Nikola Tesla, ajudado por trabalhos teóricos de Charles Proteus Steinmetz, desenvolveu a idéia da corrente alternada, ou CA, ao contrário da corrente contínua, a CA está sempre mudando e reverte sua direção repetidamente. Como a CA se tornou resposta para o problema da transmissão de energia a distâncias, esse tipo de corrente é utilizada também na área de eletrônica, apesar das distâncias serem pequenas as correntes e voltagens desses circuitos representam fenômenos constantemente mutáveis, sabendo ainda que para alimentar os componentes de um circuito em CA é necessário uma corrente contínua. Focando apenas na alimentação desses componentes, usou-se a lei de Ohm para relacionar, a resistência com tensão e corrente elétrica. Palavras-chave: Lei de Ohm, resistores, corrente alternada, corrente contínua, corrente elétrica.
Introdução
As primeiras investigações sobre eletricidade estática aconteceram séculos atrás, a eletricidade estática é a transferência de elétrons produzida pela fricção, como quando uma pessoa esfrega um balão de borracha na própria roupa. Um fluxo de corrente de duração muito curta pode ocorrer quando