Circuitos digitais
MICROPROCESSADORES
M.M. / 2001 L.M.S. e P.S.C. / 2001 E.T.M./2004 E.T.M./2005 (revisão) (revisão) (revisão) (revisão)
Resumo
Nesta experiência serão estudados os conceitos básicos de microprocessadores e microcontroladores e de sua programação. A parte experimental consiste no desenvolvimento de atividades para a compreensão do funcionamento de programas na linguagem de montagem ou assembly e testes dos mesmos numa placa experimental do microcontrolador Intel 8051.
1. PARTE TEÓRICA
1.1. Microcomputadores
Os microcomputadores são muito populares hoje em dia pois servem para várias aplicações, desde balanças eletrônicas, piloto automático de carros, reserva de passagens e controle de orçamento doméstico, até controle de reatores nucleares. Esta popularização deve-se em grande parte ao avanço da microeletrônica que disponibiliza rapidamente componentes cada vez mais poderosos. Além disto, os programas que implementam estas aplicações estão se tornando cada vez mais complexos e necessários nos dias atuais. O elemento central dos microcomputadores é o microprocessador. Adicionando-se memórias e interfaces de entrada/saída (E/S), teremos a arquitetura básica de todos os microcomputadores comerciais, conforme a Figura 1.1.
Microprocessador
Via de Endereço e Dados
Memórias
Entrada/Saída
Figura 1.1 – Arquitetura Básica de um Microcomputador.
1.2. O Microprocessador 8080
O primeiro microprocessador a ser mais conhecido no mundo inteiro e que impulsionou o desenvolvimento de outros microprocessadores até os dias de hoje é o microprocessador 8080 da Intel, que foi lançado em dezembro de 1973. Apesar de antigo é importante conhecer a sua arquitetura e verificar que os seus conceitos básicos estão presentes nos microprocessadores mais recentes. O diagrama funcional do microprocessador 8080 pode ser visto na Figura 1.2.
Microprocessadores (2005)
1
EPUSP — PCS2355 — Laboratório Digital
A memória local