CIRCUITO SUPERIOR: O PAPEL DA REDECASH NO SISTEMA BANCÁRIO
1306 palavras
6 páginas
CIRCUITO SUPERIOR: O PAPEL DA REDECASH NO SISTEMA BANCÁRIONayara Fernanda dos Santos (PIBIC/Fundação Araucária/UNICENTRO), Sandra Lúcia Videira (Orientadora), e-mail: slvideira@yahoo.com.br.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências Agrárias e Ambientais,
Departamento de Geografia, Guarapuava – PR.
Área e subárea do conhecimento: Geografia, Geografia Humana
Palavras-chave: circuito superior; rede bancária; correspondentes bancários.
Resumo:
A teoria dos dois circuitos da economia urbana, proposta por Milton Santos (2008), busca explicar como que as cidades dos países que ainda estão em fase de desenvolvimento funcionam a partir de dois circuitos: o superior e o inferior. Assim, desenvolvemos esta pesquisa buscando por meio desta teoria entender como se inserem os correspondentes bancários no sistema financeiro nacional e dentro da economia urbana, onde discutimos o papel da RedeCash. Com a introdução das novas tecnologias o sistema bancário passa a oferecer novos serviços. Dessa forma, os correspondentes bancários, entendido como uma atividade do circuito superior da economia passa a atender toda a população, fazendo com que esta tenha mais facilidade em alguns serviços.
Introdução
Para chegar à formação atual o Sistema Financeiro Nacional passou por várias modificações, foi com a entrada das novas tecnologias da informação que os bancos começam a oferecer novos serviços e também outras modalidades de atendimento a seus clientes, temos como exemplo os correspondentes bancários, que estão inseridos na economia urbana. A partir da discussão dos dois circuitos da economia urbana, identificamos os correspondentes bancários como participante do circuito superior, considerando-o como um serviço especializado, que agrega a tecnologia da informação tal qual o sistema financeiro. Assim, fizemos uma análise dos correspondentes bancários, de como surgiram, quais os serviços que estes passam a oferecer a população, e sua