Circuito RLC série em CA-Soma de tensões
Graduação em Engenharia Mecânica
MIQUELINO ALVES DE OLIVEIRA
Contagem
2013
MIQUELINO ALVES DE OLIVEIRA
Laboratório de Física llI – Relatório de Prática Experimental
Circuito RLC série em CA-Soma de tensões
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação de disciplina Laboratório de Física Ill, no curso de Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Contagem
2013
“... A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito.”
(Isaac Newton)
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
5. REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
Agora estamos em condições de analisar o caso em que a força eletromotriz alternada da equação E=Em*senWd*T (Fem.aplicada)e aplicada ao circuito RLC.Como R,L,C estão em série,a mesma corrente i=I*sem(WdI-Φ) através de três componentes.estamos interessados em determinar a amplitude I e a constante de fase Φ da corrente.A solução e facilitada pelo uso de diagramas fasoriais. O comprimento do fasor e a amplitude de corrente e a projeção do fasor no eixo vertical é a corrente i no instante T e o ângulo de rotação do fasor é a fase é igual a da corrente I.
Resistor:A corrente e a tensão estao em fase e portanto,o ângulo de rotação do fasor de tensão Vr é igual da corrente I.
Capacitor:A corrente esta adiantada de 90° em relação a tensão e, portanto o ângulo de rotação do fasor de tensão Vc e igual o da corrente i menos 90°.
Indutor:A corrente esta atrasada de 90° em relação a tensão e portanto o angulo de rotação do fasor de tensão Vl é igual ao da corrente I menos 90°. Potencias em circuitos