Circuito reificador em ponte
Introdução
Com este trabalho pretende-se por em prática todo o conhecimento dado em sala de aula, de modo a ver o funcionamento de cada peça apresentada na disciplina “Laboratório de Eletrônica Linear” através do “Circuito Retificador em Ponte”. Os circuitos retificadores são constituídos basicamente por diodos, que são componentes não lineares que permitem passagem de corrente quando ligados num sentido e a impedem quando ligados no sentido contrário. Num circuito retificador de onda completa a tensão e corrente alternadas são convertidas em contínuas de maneira bem eficiente, pois fornece tensão pulsada na saída com o dobro da freqüência do sinal de entrada, o que beneficia as condições de filtragem.
Funcionamento e peças utilizadas para projeto
Um transformador abaixador de tensão: tem a função de abaixar a tensão no caso de 220 volts para 12 volts
Quatro diodos retificados 1N4007: O diodo só conduz corrente elétrica quando a tensão do anodo for maior que a do catodo, portanto eles podem funcionar como chave interruptora.
Um capacitor eletrolítico 1000 µF: O Capacitor eletrolítico internamente é composto por duas folhas de alumínio, separadas por uma camada de óxido de alumínio, enroladas e embebidas em um eletrólito líquido (composto predominantemente de ácido bórico ou borato de sódio). Por ser composto por folhas enroladas, tem a forma cilíndrica(lembrando que o cilindro não é perfeito,visto que possui uma área de Secção menor na parte de baixo em relação a de cima). Suas dimensões variam de acordo com a capacitância e limite de tensão que suporta.
circuito integrado LM7812: Um circuito integrado é um bloco indivisível que funciona como um circuito electrónico feito com peças separadas. Tem a vantagem de ter dimensões microscópicas, o que lhe confere rapidez e baixo consumo. Por outro lado, não é possível repará-lo. Quando está defeituoso tem de ser substituído por outro.
O