Circuito Monoestável
(NE 7420)
Relatório Circuito Monoestável
Nome: Wellington Muniz de Sousa
Número: 12108197-0
Turma: 016 7º Semestre
Período: Noturno
Disciplina: Eletrônica II
Professor: Stolf
Introdução:
O circuito multivibrador monoestável apresenta apenas um estado estável no qual permanece indefinidamente. Se for aplicado um trigger externo pode transitar para um estado quase estável (meta-estado) e aí permanecer por um período de tempo predefinido pelos parâmetros do circuito, no caso o Tlow. Depois desse tempo o circuito regressa ao seu estado estável e aí permanece até que ocorra outro disparo.
No estado estável, no qual permanece enquanto não é aplicado o disparo, a saída está em L+ e D1 está a conduzir através de RF garantindo v- =0,4 V(Valor medido).
A resistência Ri é escolhida de forma ser muito maior que R1 (aproximadamente 10 vezes maior), logo D2 conduz uma corrente muito baixa e a tensão Vc é praticamente determinada pelo divisor de tensão R1, R2.
Circuito Básico Monoestável:
Funcionamento
Estado Estável:
No estado estável, no qual permanece enquanto não é aplicado o disparo, a saída está em L+ e D1 está a conduzir através de R3 garantindo v-=0,4 V(Dados do projeto).
A resistência Ri é escolhida de forma ser muito maior que R1, logo D2 conduz uma corrente muito baixa e a tensão VC é praticamente determinada pelo divisor de Tensão R1 e R2.
Na saída do Amp Op temos um diodo de baixo sinal (D3) que serve para manter a saída em 0 V no modo estável (Não deixando passar L-) e um Resistor R3 apenas para retirar ruído.
Aplicando um Pulso:
Considerando agora a aplicação de um impulso externo (Que deve ser uma onda Quadrada ou Retangular), D1 passa a conduzir o que vai fazer com que a tensão V+ desça bruscamente.
Se o disparo tiver amplitude suficiente para que v- desça abaixo de v=, a saída comuta para L+,