Circuito elétrico
Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica.
A corrente elétrica nada mais é, que o fluxo ou movimento de partículas carregadas em um condutor de forma ordenada. Porém para “existir” corrente elétrica entre dois pontos deve-se haver uma diferença de potencial elétrica entre os mesmos dois pontos. A diferença de potencial (d.d.p) também denominada de tensão elétrica (V) é uma grandeza física que esta intimamente ligada ao conceito de corrente elétrica.
Para entendermos a d.d.p, relembremos o seguinte: todo corpo que está eletrizado, recebeu ou cedeu elétrons. Como a carga de um elétron é representada por (-) o corpo que recebeu elétrons fica carregado negativamente (denominado de íon negativo ou ânion), já o corpo que cedeu elétrons ou perdeu fica carregado positivamente, pois o mesmo tem falta de elétrons, denominado de íon positivo ou cátion. Portanto esse desequilíbrio de cargas entre dois corpos revela que ambos têm um potencial elétrico diferente, ou seja, existe uma diferença de potencial elétrica.
Montando um Circuito Elétrico
Materiais utilizados:
1. - 40 cm de fio “cabinho” (fio formado por um feixe de fios mais finos, não isolados entre si, e que possui uma capa isolante);
2. - Uma lanterna;
3. - par de pilhas (pequena e média)
4. Fita isolante.
Montagem:
Retiramos a lâmpada da lanterna, unimos o par de pinhas com a fita isolante (lado positivo com lado negativo), desencapamos as extremidades do fio e montamos o circuito conforme a figura abaixo:
Utilizando apenas uma pilha:
Colocando a lâmpada do lado negativo da pilha ela não acende, pois há um equilíbrio de cargas entre a lâmpada e o lado negativo da pilha. Quando colocamos a