Circuito de mercadorias
O objetivo da armazenagem é demonstrar que existem vários métodos de armazenagem para os diversos produtos existentes na empresas, independente de tamanho, forma ou especificações técnicas, possa contribuir para uma melhoria da eficiência das organizações. A armazenagem é uma função que consiste, no seu sentido mais amplo da palavra, em uma atividade grandiosa e complexa, sob o ponto de vista operativo, a serviço do processo produtivo e da organização distributiva.
O armazém é o elo que une a produção ao consumidor, ou também o fornecedor ao consumidor, quando se trata de armazém de entrada (tipo matéria-prima), que não é nada além do aspecto oposto do mesmo problema. Ao contrário do que muitos acreditam, o espaço desperdiçado é mais caro do que a mão-de-obra nas mesmas condições, visto que a utilização do espaço trabalha para a empresa todo o tempo, pois, o mesmo não bate cartão de ponto e está ali 24 horas por dia e 365 dias por ano.
Para se ter uma adequada armazenagem é preciso observar os seguintes fatores:
· O material: que é considerado o principal fator da armazenagem.
· A espera: a causa da armazenagem consome tempo e é aplicável em diversos aspectos do material.
· O estoque: a quantidade e a localização física do material.
· O fluxo: uma combinação de rotas, freqüência e informações.
· A paletização: combinação dos meios de proteção e serviços à movimentação.
· O espaço físico: condição para estocagem, movimentação, distribuição e realização de serviços complementares.
· Mão-de-obra: é importante ser bem treinados os colaboradores do setor;
· Equipamentos de movimentação: escolha dos melhores equipamentos.
Saber o valor dos bens é uma tarefa comum nas empresas, bem como em outras situações onde se queira saber com rigor o que se tem e qual o seu valor. Nas empresas importa efectuar uma relação entre os elementos patrimoniais com o seu valor, tal designa-se por Inventário. Assim fazer um inventário consiste em