Circuito Cultural Praça da Liberdade
12 espaços integram o Circuito Cultural da Praça da Liberdade e outros cinco estão em fase de implantação
O Circuito Cultural Praça da Liberdade, atualmente, conta com 12 espaços culturais, entre museus históricos, artísticos e temáticos, bibliotecas, centros culturais e espaços para oficinas, cursos, ateliês e Cafés, tudo isso localizado no entorno da Praça da Liberdade.
Os espaços culturais e museus ocupam antigos edifícios que antes eram utilizados por alguma Secretaria de Estado, mas passaram por um processo de restauração, que é supervisionado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), e hoje reúnem arte, cultura e muito entretenimento.
De acordo com informações da Prefeitura de Belo Horizonte, o complexo sobrevive por meio de parcerias do Governo de Minas Gerais com a iniciativa privada e é co-gerido pelo Instituto Cultural Sérgio Magnani (ICSM), desde junho de 2012.
Integram o circuito: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Casa Fiat de Cultura, Cefar Liberdade, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Centro de Arte Popular – CEMIG, Espaço do Conhecimento UFMG, Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa, Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade.
Dentre os museus abertos à visitação do público está o Espaço do Conhecimento UFMG, que possui o único planetário no Estado a utilizar uma das mais avançadas tecnologias do mundo em matéria de projeção, que possibilita aos visitantes uma visão de 360°do espaço planetário, de acordo com informações divulgadas pelo próprio museu.
A escolha da programação de alguns museus é feita por meio de edital público. “Os interessados inscrevem seus projetos no edital e a partir daí ocorre a seleção”, esclarece a assessoria de imprensa do CCBB Belo Horizonte.
Outros cinco espaços já começaram a ser implantados: a Casa do Automóvel, o