CIRCOVIROSE SUÍNA
1-O que é a circovirose suína?
R: É uma doença, que ataca o sistema imunológico dos suínos e facilita a entrada de outras enfermidades ao animal, é uma doença que ,causa significativa de mortalidade e alto índice de refugagem entre leitões . Na Europa, causou prejuízos de cerca de 600 milhões de euros, em 2006. A circovirose suína foi diagnosticada pela primeira vez no Canadá, em 1990.
2- O que provoca a doença?
R: É causada por um vírus, o circovírus suíno o PCV tipo 2., da família Circoviridae, um dos menores organismos(vírus) que acometem animais domésticos no mundo, é altamente contagioso, resistente ao ambiente e praticamente imune à maioria dos desinfetantes convencionais. . No Brasil o primeiro diagnóstico foi feito em 2000, pela EMBRAPA/CNPSA, em SC. 3- Quais são os sintomas da doença?
R: Essa doença atinge principalmente suínos após o desmame, a partir das 6 semanas de vida e clinicamente se observa retardo no crescimento, anemia e icterícia, podendo evoluir para a morte.esta doença é também conhecida pelo nome de “Síndrome da Refugagem”ou Síndrome multisistêmica do definhamento do leitão desmamado “PMWS” (postweaning multisystemic wasting syndrome), pelo fato dos animais cometidos ou morrem ou ficam pequenos e fora do padrão de peso para a idade ,devido ao ataque de varias bactérias oportunistas,tornando o suíno acometido um doente crônico.
O quadro clínico se caracterizar por dermatite e nefropatia, distúrbios reprodutivos como abortos e, pneumonias, enterites, doenças do sistema nervoso tais como meningoencefalite e tremores congênitos.
4- O que acontece com o animal acometido? ela pode levar à morte? se causa a morte, em quanto