Circo , sociologia.
Respeitável público, senhoras e senhores, crianças e jovens, é com muito prazer que a comissão de frente vem apresentar alguns dos diversos personagens do circo. Personagens que fazem o espetáculo do Circo a melhor atração das suas noites.
COMPONENTES:
Domador - antes ele era figura indispensável num circo, com sua coragem e seu chicote. Agora números com animais são proibidos, felizmente, e ele deu lugar a outras atrações. De qualquer modo, essa atividade recebeu seu nome do Latim domare, “amansar, dominar, domesticar”, e se relaciona a domus, “casa”, passando a noção de que os animais pertencentes a ela já não eram selvagens, eram domesticados – outra palavra que derivou daí.
Leão - outra atração dos circos no século XIX eram as feras, animais considerados não amestrados ou domados como os leões, utilizadas no circo como um atrativo para o público, e na maioria das vezes, apenas sua exibição já era suficiente para um público curioso que nunca tivera oportunidade de ver tais animais. Cavalos - Foi por causa deles que o picadeiro ganhou o formato arredondado. Cavalos era a única atração do circo do inglês Philip Astley, em 1978, e ele percebeu que um palco circular facilitava a visão do público e o equilíbrio dos animais.
Palhaços - são considerados as atrações principais de um circo através de suas roupas espalhafatosas, das atitudes atrapalhadas, da inversão de coisas e partes do corpo, ele faz a plateia rir, assumindo assim, o riso, um caráter festivo. É o primeiro que nos ocorre ao pensar em circo onde as patuscadas são feitas para distrair o público. Essa palavra vem do Italiano pagliaccio, de paglia, “palha”, a qual era usada para encher suas roupas