Circo no Brasil
Esta arte que encanta crianças e adultos surgiu no Brasil no século XIX, com famílias vindas da Europa. Estas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se ao público, desmostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo.
As manifestações artísticas eram de acordo com a aceitação do público, o que não agradava, não era mais mostrado naquela determinada região. Algumas atrações foram adaptadas ao estilo brasileiro. O palhaço europeu, por exemplo, era menos falante, usando a mímica como base, já no Brasil, o palhaço fala muito, utilizando de comédia sorrateira, e também de instrumentos musicais, como o violão.
O público brasileiro gosta das atrações perigosas, como os malabares em trapézios e domadores de animais ferozes. O uso de animais em circo é um assunto polêmico, pois muitas vezes esses animais sofrem de maus tratos.
Atualmente, as atrações circenses são mais modernas e trazem muitas novidades tecnológicas, exemplo disso é o Cirque du Soleil.
RELATÓRIO:
Para mim ficou a função de pesquisar sobre o Circo no Brasil. Eu não conhecia muito bem a história de origem, e como essa arte chegou ao Brasil. Só conhecia algumas coisas, que são algumas partes das apresentações, ao pesquisar sobre o assunto vi que o eles se manifestavam em teatros, os ciganos se apresentavam ao público. Eles tinha o conceito da aceitação do público, se o público gostasse, eles apresentavam, se não, não apresentavam mais para aquele tipo de público de uma região e que o público brasileiro gosta de atrações perigosas.