Cir-centroinstantâneo de rotaçao

347 palavras 2 páginas
Centro instantâneo de rotação

Considerando o movimento plano geral de uma placa, se pegarmos uma placa e a mesma estiver girando em torno de um eixo perpendicular ao seu plano, pode-se afirmar que, para cada instante dado, as velocidades das várias partículas da placa são iguais. Esse eixo é denominado eixo instantâneo de rotação.
Se pegarmos um ponto de referência qualquer “A” na placa, o movimento de translação definida pelo movimento do ponto é caracterizada pela velocidade vA , e a rotação, pela velocidade angular ω da placa.

Se vA e ω são conhecidas e diferentes de zero, as velocidades podem ser obtidas deixando a placa girar com velocidade angular em torno de um ponto “C” que intercepta o eixo instantâneo de rotação da placa, que será perpendicular a vA a uma distância r=vA/ω de “A”.

A posição do centro instantâneo “C” pode ser definida de duas outras maneiras. Se duas partículas “A” e ”B” são conhecidas, tem as direções das velocidades e são diferentes, podemos achar o centro instantâneo C, que consegue-se através da interseção da reta perpendicular a vA que passa por “A” e a perpendicular a vB que passa por “B”

Se as velocidades vA e vB das partículas “A” e “B” forem perpendiculares à linha “AB” e se suas intensidades são conhecidas, se traçarmos uma reta pelas extremidades dos vetores vA e vB, quando ela interceptar a linha “AB” encontramos o centro instantâneo de rotação.

Observe que se vA e vB fossem paralelos ou tivessem a mesma intensidade, o centro instantâneo de rotação C estaria a uma distância infinita e ω seria zero.
O centro instantâneo de uma placa em movimento é válido apenas em um dado instante pois, em geral não irá coincidir com o centro instantâneo em outro instante. À medida que o movimento da placa continua, o centro instantâneo desloca-se no espaço.

Bibliografias:
BEER F. P., JOHNSTON E. R. e CLAUSEN W. E.; Mecânica Vetorial para Engenheiros – Dinâmica_ McGraw-Hill

Relacionados