Cipa
1 – Introdução
1.1 Justificativa
1.2 Objetivo
1.3 Problema / Hipótese
1.4 Metodologia
2 – Referencial Teórico
2.1 A Segurança no trabalho
2.2 Sobre a CIPA
2.3 Cuidando da Segurança do Trabalho
2.4 As empresas e a segurança no Trabalho
3 – Apresentação de Dados
4 – Conclusão
5 – Referencias Bibliográficas
Justificativa
A Segurança no trabalho se tornou assunto primordial devido ao alto grau de exposição aos riscos durante o expediente dos funcionários.
Objetivo
Devido a tal importância desse assunto, foi traçado um levantamento sobre normas, proteções e ações praticadas em relação aos trabalhadores, levando em conta os riscos dos mesmos sofrerem acidentes Ergonômicos, biológicos, Químicos e Físicos nas praticas de suas funções e afins.
Problema / Hipótese
Diante dos fatos, propomos tratar do seguinte problema: “As empresas brasileiras e seus funcionários estão, de fato, comprometidos com as questões relacionadas aos projetos desenvolvidos na área de Segurança do Trabalho”. Levantamos a Hipótese sobre a Empresa Koleta Ambiental, estão seus funcionários comprometidos com os projetos desenvolvidos pela CIPA, relacionados à Segurança do trabalho?
Metodologia
Esse estudo foi baseado em pesquisas levantadas na Internet, Bibliografias, entrevistas com os funcionários e aplicação de questionários na Empresa Koleta Ambiental e estudo físico do ambiente de Atuação.
Referencial Teórico
A Segurança no Trabalho
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à
Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos
Em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de
Segurança,