Cinéticaaaa
1116 palavras
5 páginas
A cinética química, também conhecida como cinética de reação, é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos químicos e os fatores que as influenciam.Cinética química inclui investigações de como diferentes condições experimentais podem influir a velocidade de uma reação química e informações de rendimento sobre o mecanismo de reação e estados de transição, assim como a construção de modelos matemáticos que possam descrever as características de uma reação química.
A velocidade da reação recebe geralmente o nome de taxa de reação. A taxa de reação está relacionada com: as concentrações dos reagentes e seu estado particular (estado físico, estado nascente dos gases, estado cristalino ou amorfo dos sólidos),o fato dos reagentes estarem ou não em solução (neste caso a natureza do solvente irá influir na velocidade da reação), a temperatura, a eletricidade, a luz, a pressão, a presença de catalisadores e dos produtos de reação.
Teoria das colisões: a velocidade de reação aumenta proporcionalmente à concentração dos reagentes
Sua importância é muito ampla, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum novo produto.
Em 1864, Peter Waage e Cato Guldberg tornaram-se os pioneiros no desenvolvimento da cinética química pela formulação da lei de ação das massas, a qual estabelece que a velocidade de reação é proporcional a quantidade de substâncias reagentes.
Índice [esconder]
1 Taxa de reação
2 Fatores que influem na velocidade das reações
2.1 Natureza dos reagentes
2.2 Temperatura
2.3 Estado físico
2.4 Superfície de contato
2.5 Presença de um catalisador
2.6 Concentração dos reagentes
2.7 Pressão
3 Referências
4 Ver também
5 Ligações externas
Taxa de reação[editar]
Ver artigo principal: Taxa de reação
A cinética química principia com a determinação experimental das