Cinética
Fatores que interferem na velocidade das reações
Sabemos que há alguns fatores que interferem na velocidade das reações químicas, podendo diminuir ou aumentar a sua velocidade, ou seja, deixando-as lentas ou rápidas. Dentre elas, temos:
Temperatura:
A temperatura está ligada à agitação das moléculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas. Se aumenta a temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas (movimento). Se as moléculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e em consequência, aumenta o número de colisões efetivas e portanto a velocidade da reação também aumenta.
Exemplos:
Pegando duas pastilhas de antiácido, e colocando-as em dois copos separados ao mesmo tempo e um contendo água quente e outro água fria, na mesma quantidade, a que tiver no copo com água quente irá se dissolver muito mais rápido do que a que estiver no copo com água fria.
Colocando o feijão para cozinhar na panela de pressão, o aumento da pressão provocará o aumento da temperatura de ebulição do líquido. Assim, a reação (cozimento) ocorrerá com uma maior velocidade.
Se colocarmos os alimentos na geladeira, a temperatura irá diminuir e isso fará com que a composição dos alimentos por microrganismos seja de forma mais lenta. Como o leite, se botarmos ele na geladeira, ele irá demorar mais pra ficar estragado.
A combustão dos vapores de gasolina, causados por uma faísca elétrica ou chama, que aumenta a velocidade de uma forma violentamente alta, que entra em contato com o O2 , causando uma explosão.
Se uma pessoa estiver numa sauna, e aumentar a temperatura desse ambiente, irá suar rapidamente.
Superfície de contato
Quanto maior a superfície de contato dos reagentes, maior o número de moléculas reagindo, maior o número de colisões eficazes e, portanto, aumenta a velocidade da reação.
Exemplos:
Se tomarmos um comprimido de aspirina em pó, ele irá reagir mais rapidamente,