Cinética Química
A Cinética Química, também conhecida como a Cinética de Reação, é o estudo das velocidades das reações químicas de processos químicos e os fatores que as influenciam. Nela é introduzida a variável tempo nas transformações físico-químicas, e é nela também que se estabelece o tempo necessário para se realizar a transformação da variação das propriedades de um sistema.
Cinética química inclui investigações de como diferentes condições experimentais podem influir a velocidade de uma reação química e informações de rendimento sobre o mecanismo de reação e estados de transição, assim como a construção de modelos matemáticos que possam descrever as características de uma reação química.
A velocidade da reação recebe geralmente o nome de taxa de reação. A taxa de reação está relacionada com: as concentrações dos reagentes e seu estado particular (estado físico, estado nascente dos gases, estado cristalino ou amorfo dos sólidos),o fato dos reagentes estarem ou não em solução (neste caso a natureza do solvente irá influir na velocidade da reação), a temperatura, a eletricidade, a luz, a pressão, a presença de catalisadores e dos produtos de reação.
Uma interessante abordagem que podemos fazer é entre a Termodinâmica (que determina a variação das propriedades de um sistema), e a Cinética Química, e um exemplo que pode ilustrar a diferença entre a essa abordagem é a transformação do diamante em grafite nas condições ambientes. Por meio de considerações termodinâmicas conclui-se que a transformação é espontânea, visto que o carbono na forma de grafite possui, nessas condições, maior estabilidade do que na forma de diamante. Já do ponto de vista cinético, vê-se que essa transformação não ocorre em velocidade apreciável, de modo que não se pode constatar a sua ocorrência no dia a dia. Este é o motivo pelo qual não se verifica a transformação de um anel de diamante em um anel de grafite!
O conhecimento da cinética de qualquer processo é de