Cinética Química
Cinética Química
1. REVISÃO DE LITERATURA
A cinética química é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo (SCHMAL, 2010).
A + B C + D
Reagentes Produtos
Para que ocorra uma reação química são necessários alguns princípios básicos como contato e afinidade entre as moléculas, energia de ativação suficiente e que as colisões entre as moléculas sejam frontais.
A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. Sua importância é muito ampla, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum produto novo (SCHMAL, 2010).
A velocidade média de uma reação é calculada através da razão entre a variação de concentração e a variação do tempo:
Normalmente, a concentração é indicada em mol/L, e representada por colchetes ([]), como equação 1, e o tempo em minutos ou segundos.
Quando calculamos a variação da concentração dos reagentes, notamos que esta é negativa, pois a concentração final é menor que a inicial. Então, para que a velocidade calculada seja positiva trabalhamos a concentração dos reagentes em módulo, pois não existe velocidade negativa:
Já a velocidade instantânea de uma reação química é calculada através do coeficiente angular da reta tangente à curva concentração.
Figura 1
Pela lei de Guldberg-Waage temos que: “A velocidade de uma reação química é diretamente proporcional ao produto das concentrações molares dos reagentes, para cada