CINÉTICA QUÍMICA E FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO QUÍMICA
CINÉTICA QUÍMICA E FATORES QUE AFETAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO QUÍMICA
André Martins Silva Lovatte
Disciplina: Química Geral Experimental II
Professor: Carlos Vital Paixão
VITÓRIA
MARÇO – 2013
SUMÁRIO
1- OBJETIVO DA PRÁTICA
Investigar o efeito da concentração de reagentes em uma reação e determinar a constante de velocidade, e identificar os fatores que alteram a velocidade de uma reação química.
2- INTRODUÇÃO TEÓRICA
No dia-a-dia, a velocidade é definida como a mudança do valor de uma propriedade dividida pelo tempo que ela leva para ocorrer. Por exemplo, a velocidade de um automóvel, isto é, a velocidade da mudança de posição, é definida como sendo a distância percorrida dividida pelo tempo gasto. Obteremos a velocidade média se dividirmos a distância total do percurso pelo tempo gasto para cobri-lo. Obteremos a velocidade instantânea ao lermos o velocímetro a qualquer momento durante o percurso. Em química, queremos saber quão rapidamente os reagentes são consumidos ou os produtos são formados. Definimos a velocidade de reação como sendo a variação da concentração de um dos reagentes ou produtos dividida pelo tempo que a mudança leva para ocorrer. Com a velocidade pode mudar com o tempo, definimos a velocidade média da reação como sendo a variação da concentração molar de um reagente, R, Δ[R] = [R]t2 – [R]t1, durante o intervalo Δt = t2 – t1:
Velocidade média de desaparecimento de:
Como os reagentes são consumidos em uma reação, a concentração molar de R decresce com o tempo e Δ[R] é negativo. O sinal negativo da equação acima assegura que a velocidade é positiva, o que é a convenção normal da cinética química. Se seguirmos a concentração de um produto P, expressaremos a velocidade como:
Velocidade de formação de:
Nesta expressão, Δ[P] é a variação da concentração molar de P no intervalo Δt: ela é uma quantidade positiva, porque o produto forma-se com o tempo. [1]
Existem quatro fatores