cinética quimica
Curso de Engenharia de Produção – Turma A
Disciplina de Processos Químicos
Discente: Anderson Hideki Minemura Beatriz Maria Moro Gabriel Teruo Paula Justo Coymbra
Docente: Luciana Mangieri
Título da prática: Cinética
Data da prática: 22/10/2013
Londrina - PR
INTRODUÇÃO
Cinética Química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. As velocidades das reações químicas são determinadas através de leis empíricas, chamadas leis da velocidade, deduzidas a partir do efeito da concentração dos reagentes e produtos na velocidade da reação.
OBJETIVO
Analisar a influência da concentração, temperatura e catalisadores na velocidade de uma reação química.
RESULTADOS
DISCUSSÃO
As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como:
Temperatura: quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na velocidade da reação. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas. No nosso dia a dia podemos observar esse fator quando estamos cozinhando e aumentamos a chama do fogão para que o alimento atinja o grau de cozimento mais rápido.
Catalisadores: os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem sofrerem alteração permanente, isto é, durante a reação eles não são consumidos. Os catalisadores permitem que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe mais rapidamente. É importante lembrar que um catalisador acelera a reação, mas não aumenta o rendimento, ou seja, ele produz a mesma quantidade de produto, mas num período de menor tempo.