Cinética Quimca
Prof. Alexander Benac
Parte: 1
A Cinética Química estuda a velocidade das reações e os fatores que a influenciam. Assim como a possibilidade de controlar essa velocidade, tornando-as mais rápidas ou mais lentas.
Imagine o dia que se possa degradar o lixo em algumas horas ou fazer com que um alimento demore anos para se deteriorar, essas são algumas das coisas que todo cientista almeja.
A) OBJETIVOS GERAIS
Saber a velocidade média de uma reação ou a velocidade em determinado instante; as influências na velocidade e como alterá-las convenientemente ou aumentar o seu rendimento.
B) CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA OCORRER A REAÇÃO
Uma reação química nada mais é que um rearranjo de átomos provocado pelas colisões entre as partículas dos reagentes. As condições são:
1) Os reagentes ou seus íons devem entrar em contato (colidirem entre si) e de forma favorável;
2) Deve haver afinidade química entre os reagentes e que a reação seja energeticamente favorável.
C) FATORES QUE INFLUÊNCIAM NA VELOCIDADE
• NATUREZA DOS REAGENTES Quanto maior o número e quanto mais fortes forem às ligações a serem rompidas, mais lenta será a reação e vice-versa.
Ex: Reações orgânicas (que envolvem quebra de ligações covalentes) são mais demoradas do que as reações iônicas (que envolvem colisões entre seus íons).
• ESTADO FÍSICO Quanto maior a agitação das moléculas dos reagentes maior a possibilidade de colisões favoráveis, com isso maior será a velocidade da reação e vice-versa
Um gás é mais inflamável do que seu líquido.
• SUPERFÍCIE DE CONTATO Quanto maior a superfície de contato dos reagentes, maior a velocidade da reação e vice-versa.
Ex: Substâncias efervescentes reagem mais rápido com a água quando em pó do que quando em comprimidos. • CONCENTRAÇÃO DOS REAGENTES Quanto maior a quantidade de reagentes, por unidade de volume, maior a probabilidade de colisão e consequentemente maior a velocidade da reação e vice-versa.
Ex: