Cinética - fatores que influenciam na velocidade das reações
CINÉTICA
FATORES QUE INFLUENCIAM NA VELOCIDADE DAS REAÇÕES
Turma: 3053 Componente do grupo: Rafael Nogueira Cárlison Neves dos Santos Fernando Martins Pereira Edison Antunes Rodrigues
Título:
CINÉTICA - FATORES QUE INFLUENCIAM NA VELOCIDADE DAS REAÇÕES Objetivo:
Observar os fatores que influenciam a velocidade da reação.
Introdução: A cinética química ocupa-se fundamentalmente com a velocidade com que ocorrem os processos químicos e, por isto, a variável tempo ocupa um papel central. O estudo da cinética das reações químicas tem por objetivo a correlação matemática de dados experimentais, visando estabelecer hipóteses sobre os fatores determinantes da velocidade de uma reação e elucidar os mecanismos de reação envolvidos (NETZ & ORTEGA, 2002).
Segundo Netz & Ortega (2002) a cinética constitui-se em um campo extremamente vasto, englobando desde a descrição experimental da variação das concentrações de reagentes e produtos com o tempo, estudos mecanísticos de reações químicas e de otimização dos parâmetros que levam um processo de síntese a ser efetivo em níveis industriais e laboratorial, até a descrição cinética de processos metabólitos e bioquímicos, entre outros.
Sendo de mera importância para processos e atividades industriais, pois é interesse das indústrias obter grande quantidade de produtos com grande rendimento. Outro exemplo, bem prático do nosso cotidiano é o estudo da rapidez com que um medicamento atua no organismo.
Já se tratando do efeito da temperatura no nosso cotidiano, tem-se como exemplo os alimentos na geladeira, leite, ovos, carnes e etc, demoram muito mais para estragar do que no ambiente. Isso porque as reações químicas feitas pelos microorganismos decompositores são retardadas pelas baixas temperaturas.
Segundo Russell (1980), a temperatura afeta na velocidade das reações. Com a elevação da temperatura, ocorre um aumento