CINTURA De Aster Ides
O QUE É?
•
A cintura de asteróides, cinturão de asteróides ou ainda cintura interna de asteróides é uma região do Sistema Solar compreendida aproximadamente entre as órbitas de Marte e Júpiter.
Alberga múltiplos objectos irregulares denominados asteróides.
•
Esta faixa tornou-se conhecida também como cintura principal, contrastando com outras concentrações de corpos menores como, por exemplo, o cinturão de Kuiper ou os asteróide troianos que orbitam com Júpiter.
COMO SE FORMOU…
•
A cintura de asteróides formou-se na nebulosa proto-solar com o restante do Sistema Solar. Os fragmentos de material conteúdos na região do cinturão formaram um planeta, mas as perturbações gravitacionais de Júpiter, o planeta mais massivo, fizeram com que estes fragmentos colidissem entre si a grandes velocidades e não pudessem agrupar-se, tornando-se o resíduo rochoso actual. Uma consequência destas perturbações são as lacunas de Kirkwood; zonas nas quais não se encontram asteróides devido a ressonâncias orbitas com Júpiter, e as suas órbitas tornarem-se instáveis. Se algum asteróides passasse a ocupar esta zona seria expelido na maioria dos casos fora do Sistema
Solar, embora ocasionalmente possa ser enviado para algum planeta interior, como a Terra, e colidir com ela.
COMPOSIÇÃO
•
A maioria dos asteróides do cinturão encontram-se classificados, segundo a sua composição, em três categorias: asteróides carbonáceos ou tipo-C, asteróides de silicatos ou tipo -S, e asteróides metálicos ou tipo-M. 35 Existem outros tipos de asteróides, mas a sua quantidade é muito escassa.
•
Há uma correlação importante entre a composição dos asteróides e a sua distância ao Sol. Os asteróides mais próximos costumam ser rochosos, compostos por silicatos e isentos de água, enquanto os mais afastados são na sua maioria carbonáceos, compostos por minerais argilosos e com presença de água. Portanto, os asteróides mais afastados são também os mais obscuros, e os mais próximos