cintologia
Junções comunicantes => Permitem a passagem direta de moléculas pequenas ( São glicoproteínas transmembrana que pertencem a cinco grandes famílias:
1- Integrinas
2- Caderinas
3- Selectinas
4- Imunoglobulinas
5- Moléculas ricas em leucina As moléculas de aderência celular desempenham papéis importantes tanto durante o desenvolvimento embrionário quanto nos fenômenos de reparação tecidual e combates a invasões tumorais na vida adulta. Comunicação por Moléculas de sinalização: As moléculas de sinalização de origem celular podem pertencer a várias famílias de substâncias bioquímicas e atuarão como mensageiras entre duas células mais ou menos distantes entre si.
Famílias das moléculas de sinalização
•Neurotransmissores
• Hormônios e neuro-hormônios
• Citocinas
• Imunoglobulinas
• Eicosanóides (derivados do ác. aracdônico)
• Gases (ON, CO) Dentre os diferentes tipos de comunicação celular que envolvem moléculas de sinalização destacam-se:
Comunicação endócrina – Torna possível a ligação de células distantes através de sinais químicos. As moléculas sinalizadoras são os hormônios. Atingem a célula alvo através da circulação sanguínea.
Comunicação parácrina – Comunicação entre células vizinhas que não utiliza a circulação. Ex: células endoteliais-musculatura lisa vascular, onde o óxido nítrico atua como modulador do tônus.
Comunicação neurócrina – Semelhantemente à parácrina, essa comunicação ocorre entre células próximas. A diferença existe no tipo de ligação, tendo em vista que a comunicação neurócrina somente liga uma célula nervosa a outra, ou a uma célula muscular. O mecanismo básico é a sinapse (neuro-neuronal ou neuro-muscular).
Comunicação autócrina – Ocorre quando o sinal age sobre a célula que o emitiu. Muito utilizado com a intenção de amplificar sinais, como a retroalimentação positiva. Pode também atuar na retroalimentação negativa, inibindo sua