Cinquecento
E quilibrio, austeridade, força e domínio da arquitectura na decoração são as principais características do clássico Cinquecento edifícios, como pode ser visto claramente nas obras de um dos seus principais representantes, Bramante (grande é a sua igreja de San Pietro in Montorio, que inclui a herança romana através da utilização da planta do tipo central circular). Volumes são usados agora com um sentido de plástico, buscando o contraste e jogar através da combinação da forma e da manipulação da luz (usar elementos teatrais que visam deliberadamente exagerando no período maneirista.) Este será um momento de grandes edifícios e grandes escritores, também, ao longo do século XVI começou o desenvolvimento e implementação de um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos planos para o que será a criação da Basílica de São Pedro Vaticano (deve notar-se mais uma vez que Roma é a capital da arte no momento, além de Christian, que foi necessária uma intervenção desse tipo vir a reforçar e sublinhar que a realidade).
Michelangelo. Isto vai recuperar o plano inicial proposto por Bramante planta central e de construção da magnífica cúpula que coroa, fazendo referência ao todo.
Cinquecento
No seculo XVI,Roma tornou-se o centro do Renascimento.A arte renascentista alcançou seu auge nesse periodo,com destaque para Michelangelo,Rafael e Leonardo da Vinci.
Um pouco sobre os artistas:
Michelangelo:Atuou na pintura,na escultura e na arquitetura,pintou o teto da Capela Sistina.
Rafael:Construiu um estilo baseado na clareza das figuras,uma de suas obras e o Incendio de Borgo.
Leonardo da Vinci:Atuou em diversas áreas, como pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, inventor, anatomista, escritor, poeta e músico,uma de suas obras foi a Monalisa.