Cingapura- Aspectos sociais
Aspectos sociais:
A composição étnica é multirracial, com 76% de origem chinesa; 15% malaios, 6% indianos e outros.
Tem excelente posição geográfica, sendo um ponto de convergência do comércio regional e o centro das rotas comerciais entre o Oceano Pacífico, África e a Europa.
A sua população tem excelente padrão de vida, com baixíssimos índices de natalidade, de mortalidade infantil e de analfabetismo.
A economia baseia-se no alto movimento portuário, especializado em contêineres, na concentração financeira, ao turismo, na indústria de alta tecnologia (verdadeiro Vale do Silício) e no refino de petróleo. O crescimento em Cingapura, no período de 1965-1984, mostra o seguinte: o insumo representado pelo capital era o elemento que concorria mais favoravelmente, e o insumo relativo à mão-de-obra também tinha efeito positivo, mas a produtividade total dos fatores contribuía de forma desprezível.
Houve melhoria substancial na educação dos trabalhadores, com a obrigatoriedade do idioma inglês nas escolas e a expansão do treinamento vocacional. Limitou-se a imigração de forma drástica para evitar a concentração de atividades de baixos salários e para privilegiar os cidadãos cingapurianos. A imigração clandestina foi duramente reprimida. s fatores decisivos que atraíram investimentos à Cingapura, sobretudo à indústria no primeiro estágio, foram: ambiente favorável para negócios, inclusive mão-de-obra barata; tranqüilidade social, após a repressão e o desmantelamento dos sindicatos independentes no início dos anos 60; força de trabalhoinstruída, em grande parte dominando o idioma inglês; legislação social e ambiental favorável aos negócios; excelente infra-estrutura de transportes e comunicações; fornecimento de terrenos industriais totalmente equipados, inclusive com a possibilidade de ter fábricas totalmente construídas pelo governo; diferencial inflacionário vantajoso; política fiscal estável e estabilidade política.
Cingapura passou gradativamente