Cinetica
6º ANO - FILOSOFIA
PROFESSOR: MARCOS FRANCISCO DE MACEDO
TEXTO I
Definir o que é filosofia não é uma tarefa tão fácil, pois a própria filosofia já foi pensada e repensada desde que o termo foi inventado por Pitágoras, por volta do século VI a.C. A palavra é formada por duas palavras gregas, “philos”, que quer dizer amor ou amizade, e
“sophia”, que quer dizer sabedoria ou conhecimento. Filosofia, portanto, seria amor pelo conhecimento, pela sabedoria.
Sendo o filósofo um “amante do conhecimento”, isso não significa que ele é dono do saber, mas apenas um amigo e amante da verdade que está fora de seu domínio; seu papel é buscar a sabedoria, relacionar-se com ela e dividi-la com os outros.
Internet:.
Acesso em 05/03/2013(com adaptações).
Tendo o texto anterior e o conteúdo estudado em sala como referências iniciais, julgue os itens em (C) para os corretos ou (E) para os errados:
(C) (E) A dúvida deve ser evitada na filosofia, uma vez que impede os avanços do conhecimento e a organização dos pensamentos.
(C) (E) A filosofia é uma área do saber que desenvolve a consciência racional para alcançar explicações mais coerentes acerca da realidade.
(C) (E) O nome criado por Pitágoras mostra que o filósofo é aquele que detém todo o saber e, por isso, tem autoridade para expor a verdade absoluta.
(C) (E) As perguntas a respeito da existência humana não têm muita importância para a filosofia, pois apenas a preocupação em entender o que é a natureza é que move as pesquisas filosóficas. (C) (E) O filósofo Pitágoras afirmava que somente o homem é capaz de filosofar, isto é, de buscar o saber.
(C) (E) Uma pergunta filosófica sobre a consciência do ser humano estabelece ligações com a cultura e a natureza.
(C) (E) As questões filosóficas analisam os conteúdos isoladamente, para que se possa ter uma definição exata dos casos analisados.
(C) (E) O filósofo é um perito na arte de espantar-se, quando se depara com