Cinetica
Deixamos o tubo esfriar por completo e em seguida adicionamos 20 gotas de água destilada ao produto resultante. O que podemos observar é que houve uma absorção de calor, pois o tubo de ensaio ficou quente (um calor considerável, já que com o toque das mãos podemos perceber um aumento grande na temperatura). A temperatura subiu, de 24 graus Celsius (temperatura ambiente) para em torno de 100 a 110 graus Celsius (reação exotérmica).
(b) – Com o auxilio de uma pinça de ferro, pegamos um pedaço de fita de magnésio e aproximamos da chama oxidante do bico de Bunsen. Esperamos a reação iniciar e, então, tiramos a fita da chama.
O que podemos observar é que o magnésio produziu uma luz intensa (de cor branca), e depois que a reação acabou ele ficou esbranquiçado.
(c) – Pegamos cerca de 2g de hidróxido de sódio em um béquer de 100ml, e adicionamos cerca de 20ml de água . Agitamos com o auxilio de um bastão de vidro até dissolver todo o hidróxido de sódio.
O que podemos observar é que a reação aconteceu, os dois se misturaram por completo. A temperatura subiu, de 24 graus Celsius (temperatura ambiente) para 30 graus Celsius, (Reação exotérmica).
(d) - Pegamos cerca de 2g de cloreto de sódio em um béquer de 100ml, e adicionamos cerca de 20ml de água . Agitamos com o auxilio de um bastão de vidro até dissolver todo o cloreto de sódio.
O que podemos observar é que não aconteceu nada com a mistura da água no cloreto de sódio, nem na temperatura, que continuou a mesma que a inicial (temperatura ambiente).
(e) - Pegamos cerca