Cinetica e equlibrio quimico
IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTANCIAS
NOME:
MATRÍCULA:
DISCIPLINA:
TURMA:
PROFESSORA:
OBJETIVOS
1. Determinar a densidade de algumas amostras solidas. 2. Identificar cátions metalicos com o teste da chama. 3. Determinar a viscosidade de alguns oleos lubrificantes de carros. 4. Verificar atraves de testes as propriedades magneticas de alguns metais.
INTRODUÇÃO TEORICA
Os principais metodos de identificação de substancias são: Cromatografia:
A cromatografia envolve uma série de processos de separação de misturas. A cromatografia acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel e estacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas.
Teoria da cromatografia:
Cromatografia é uma técnica de separação de misturas e identificação de seus componentes. Esta separação depende da diferença entre o comportamento dos analitos entre a fase móvel e a fase estacionária. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciada por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, e específicos efeitos de afinidade e solubilidade.
A cromatografia se divide em:
Cromatografia em camada delgada(CCD);
Cromatografia de alta eficiencia(CLAE);
Cromatografia Gás-líquido (CGL);
Espectrometria de massa:
A espectrometria de massa é um método para identificar os diferentes átomos que compõe uma substância. Um espectrômetro de massa bombardeia uma substância com elétrons para produzir íons, ou átomos eletricamente carregados. Os íons atravessam um campo magnético que curva suas trajetórias de modos diferentes, dependendo de suas massas. O campo separa os íons em um padrão chamado espectro de massa. A massa e a carga dos íons podem ser