Cinetica quimica
Miro Alfonso Klinger*, Reinaldo Bariccatti**
RESUMO: Nesse Artigo Científico buscamos alternativas pedagógicas aos muitos questionamentos em torno do ensino de Química, especialmente em relação ao aspecto teórico-prático, aproximamos o conteúdo de Química com o cotidiano do aluno e assim experimentamos novas situações de ensino-aprendizagem. Desenvolver no aluno a criatividade, a sensibilidade, o espírito crítico a capacidade de responder aos novos ritmos e processos ,além de construir ativamente e efetivamente análises e sínteses para melhorias no contexto social. Na investigação disciplinar foram relatados vários aspectos alternativos adquiridos pelos alunos a partir de sua inserção na cultura comum que interferem com a aprendizagem das idéias científicas. Através de um modelo alternativo para compreender estratégias é analisar a importância da velocidade das reações químicas no decorrer de práticas em laboratório priorizando e verificando quais são os fatores que aceleram, reduzem ou que proporcionam as condições necessárias para que as reações possam ocorrer, assim proporcionando a preservação dos alimentos, a manutenção de ferramentas proporcionando maior durabilidade e aumentar a produção industrial diminuindo custo.
PALAVRAS-CHAVES: teórico-prático, cinética, ensino-aprendisagem, cotidiano, ensino de química.
* Miro Alfonso Klinger - Graduação e Pós-Graduação em Química pela FACEPAL, atualmente atuando como professor no Colégio Estadual Doze de Novembro - Ensino Médio e Pós-Médio. ** Reinaldo Bariccatti - Graduação em Química pela UNICAMP. Mestrado e Doutorado em Física Química, atualmente professor da Univerdidade Estadual da Oestert do Paraná – Unioeste.
1
SUMMARY: In this Article Scientific seek educational alternatives to the many questions surrounding the teaching of chemistry, especially the theoretical and practical aspect, approaching the content of chemistry with the student's daily life and