Cinetica quimica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE CIÊNCIAS BILOLÓGICAS
DISCIPLINA: Química Geral e Inorgânica
PROFESSORA: Jean Botelho
José de Ribamar Miranda da Silva Pereira
CINÉTICA QUÍMICA
SÃO LUIS- MA
2013
1. INTRODUÇÃO
Cinética química é o ramo da química que estuda a rapidez das reações químicas, bem como os fatores que a influenciam. Para que ocorra uma reação química são necessários alguns princípios básicos como contato e afinidade entre as moléculas, energia de ativação suficiente e que as colisões entre as moléculas sejam frontais. A rapidez, ou velocidade, de uma reação química indica a variação da quantidade de reagentes e produtos com o passar do tempo. Entretanto, existem fatores que permitem a variação das velocidades nas quais as reações específicas ocorrem que são: O estado físico dos reagentes, as concentrações dos reagentes, a presença de um catalisador e a temperatura na qual a reação ocorre.
Nesta última, a velocidade das reações químicas aumenta conforme a temperatura aumenta. O aumento das temperaturas faz aumentar a energia cinética. À proporção que as moléculas movem-se mais velozmente, elas se chocam com mais frequência e também com energia mais alta, ocasionando aumento de suas velocidades.
A cinética química é considerável no dia a dia, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum produto novo.
2. OBJETIVO
Analisar a influência da temperatura na velocidade de algumas reações químicas.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1. Materiais e Reagentes:
Pipeta
Proveta
Bureta
Tubos de ensaio
Béquer
Aquecedor
Cronômetro
Ácido sulfúrico
Tiossulfato de Sódio (Na2S2O3)
Água destilada
3.2. Procedimento:
Foi adicionado o Ácido sulfúrico na bureta, para ser medido e após colocado nos tubos de