Cinesiologia
O corpo humano é capaz de realizar diversos movimentos, graças à articulação encontrada em nosso esqueleto. O responsável por dar esta mobilidade entre ossos e estabilizar as zonas de união entre os vários segmentos do esqueleto é o Sistema Articular. O Sistema Articular é formado por um conjunto de articulações, ponto de contato entre dois ou mais ossos. Existem três tipos de articulações: sinartrose (inflexíveis), anfiartrose e diartrose (permitem movimentos). Essa mobilidade, porém causa um atrito, amenizado pelo Sistema Articular com a existência das bolsas sinoviais, que agem como amortecedores entre os ossos e os tecidos à sua volta (outros ossos, tendões, etc).
Desenvolvimento
Movimentos das articulações
Flexão - quando um segmento corporal é movido num plano de tal modo que sua face anterior ou posterior aproxima-se da face anterior ou posterior do segmento corporal adjacente.
Extensão - é o contrário. Parte-se de uma posição fletida para posição anatômica, ou mesmo, ultrapassando, se isto for possível.
Abdução - é o movimento de um segmento corporal para longe (afastando-o) da linha central do corpo (linha mediana).
Adução - é o contrário. Parte-se de uma abdução, retornando à posição anatômica, ou mesmo, ultrapassando, se isto for possível.
Rotação Medial - ocorre quando a face anterior do segmento volta-se para o plano mediano do corpo.
Rotação Lateral - é o contrário. A face anterior do segmento volta-se para o plano lateral do corpo.
Circundução - é o movimento no qual uma parte do corpo descreve um cone cujo o vértice está na articulação e a base na extremidade distal da parte. Ocorre em articulações biaxiais e triaxiais.
Casos Especiais:
Pronação do Antebraço - Rotação medial.
Supinação do Antebraço - Rotação lateral.
Desvio Ulnar - Adução do punho.
Desvio Radial - Abdução do punho.
Rotação Medial