Cinesiologia teste força trapezio em grau
Para que o (Sistema Nervoso Central) controle e coordene nossas atividades, recebendo e enviando as mensagens, possuímos um circuito de nervos altamente complexo e eficiente que atinge todos os órgãos e células do nosso organismo. Essa rede nervosa e o Sistema Nervoso Periférico.
Sistema Nervoso Periférico é constituído de 12 pares de nervos cranianos que se originam no encéfalo e 31 pares de nervos espinhais localizados dentro do canal vertebral que saem pelos forames intervertebrais. Esses nervos situam-se aos pares, pois um deles transporta o estimulo (nervo sensitivo) e outro resposta (nervo motor). Dentre os nervos cranianos possuímos também nervos mistos, que possuem funções de sensitivo e motor aos mesmos tempos.
Os nervos se ramificam e graças a sua extensão, podem interligar-se a quase todas as células do corpo, integrando-as. Assim, dificilmente uma célula não esta próxima de uma ramificação nervosa, enviando ou recebendo estímulos continuamente. Desta maneira o Sistema Nervoso Periférico coloca o individuo em contato com o seu meio, recolhendo as sensações do ambiente e conduzindo os estímulos ao Sistema Nervoso Central, que se incumbe de fazer as interpretações e enviar as respostas.
Essa divisão de trabalho ajuda a atividade de controle e coordenação de sistema nervoso sobre o nosso organismo, mas devemos lembrar que as glândulas (formadoras do sistema glandular ou endócrino) auxiliam nesse trabalho básico, e os órgãos dos sentidos (cavidade nasais, pele língua, olhos, e orelhas) permitem que captemos os estímulos externos.
Divisão Sistema nervoso Periférico
A divisão motora do Sistema Nervoso Periférico é responsável pelo controle de ações voluntarias e involuntárias, esse aspecto relaciona o somático (voluntario) e autônomo ou visceral (involuntário).
A parte autônoma do sistema nervoso consiste em duas divisões formadas por nervos que, quando inervam o mesmo órgão, apresentam ação antagônica essas divisões