Cinesio
As origens da palavra cinesiologia são do grego que significa mover e estudar este livro trata sobre a cinesiologia do “sistema” músculoesquelético e dos fundamentos para a reabilitação física, focalizando as interações anatômicas e biomecânicas dentro do “sistema” músculoesquelético.
Cinemática
A cinemática é um ramo da mecânica que descreve o movimento de um corpo, sem considerar as forças ou torques que podem produzir movimento. Na biomecânica, o termo corpo é usado um
Figura 1.2
É mostrado um ponto no topo da cabeça transladando para cima e para baixo de uma maneira curvilínea enquanto se anda. O eixo X mostra a porcentagem da conclusão de uma marcha inteira (ciclo da marcha).
Tanto vagamente para descrever todo o corpo, ou quaisquer de suas partes ou segmentos, tais como ossos ou regiões individuais. Em geral, há dois tipos de movimentos: translação e rotação.
Translação comparada com rotação
A translação descreve um movimento linear no qual todas as partes de um corpo rígido movem-se paralelas e na mesma direção de todas as outras partes do corpo. A translação pode ocorrer em linha reta (retilínea) ou em linha curva (curvilínea). Enquanto caminhamos, por exemplo um ponto na cabeça se move, em geral, de uma maneira curvilínea.
A rotação, em contrapartida, descreve um movimento no qual um suposto corpo rígido se move em uma trajetória circular sobre o mesmo ponto central. Como resultado, todos os pontos no corpo giram simultaneamente na direção angular.
Osteocinemática
Planos de movimento
A osteocinemática descreve o movimento dos ossos em relação aos três (principais) planos cardinais do corpo: sagital, frontal e horizontal. Estes planos de movimento são representados no contexto de uma pessoa ereta na posição anatômica.
O plano sagital corre paralelo à sutura sagital do crânio, dividindo o corpo em secções direita e esquerda; o plano frontal corre paralelo à sutura coronal do crânio,