Cinemática
A cinemática é a parte da física que descreve os movimentos dos corpos a partir de conceitos como posição, velocidade e aceleração.
O que causa esse movimento é analisado pela Dinâmica, outra parte da física.
Vamos definir alguns conceitos necessários para a compreensão da cinemática.
Repouso e Movimento
Consideramos um ponto material em repouso em relação a certo referencial quando as coordenadas deste ponto não variam no decorrer do tempo neste referencial.
Ex: Uma pessoa sentada em um carro, sua posição em relação ao carro não muda, então a pessoa está em repouso em relação ao carro, independente de o carro estar ou não em movimento em relação à Terra..
Consideramos um ponto material em movimento em relação a certo referencial quando as coordenadas deste ponto variam no decorrer do tempo neste referencial.
Ex: Pense na mesma pessoa dentro do mesmo carro, mas agora vamos considerar o carro em movimento em relação à Terra, assim a pessoa que está em repouso em relação ao carro, estará em movimento em relação à Terra.
Trajetória
Um ponto material ao se mover em relação a certo referencial ocupa sucessivamente várias posições, que unidas formam uma curva que recebe o nome de trajetória.
Ex: Uma pessoa descendo de sky na neve, o risco que ela deixa na neve é a sua trajetória.
Posição
A determinação da posição de um ponto material (P) é feita em relação a um sistema de referencias que para nós será um sistema cartesiano. y y x P( x,y)
P( x,y,z)
y
y
x
x z x z Essa posição é expressa através da distância entre a origem da trajetória e o ponto ocupado pelo ponto material. Entretanto se seguirmos esta definição podemos marcar dois pontos ao longo da mesma trajetória que estará à mesma distância da origem da trajetória, um no sentido positivo e outro no sentido negativo da trajetória.
Desta forma, para que não tenhamos dúvidas na marcação devemos indicar a orientação da trajetória utilizando sinal de positivo