Cinemática sobre um Plano Inclinado
Bruna Quintan
Carlos Tavares
Eloah Moreira
Victor Pim
Resumo
Neste experimento utilizamos um plano inclinado (trilho de ar para não haver atrito) para medir de distâncias diferentes, o tempo de passagem de um determinado objeto e assim calcular sua velocidade e encontrar o valor da gravidade.
Introdução
Um plano inclinado consiste em um sistema com uma superfície plana com certa inclinação em relação a uma horizontal, sendo o ângulo entre ele menor que o ângulo reto, capaz de observar o movimento de objetos em linha reta, Galileu Galilei (1564-1642) afirmava, por exemplo, que um móvel em linha reta deve manter seu estado de movimento para sempre, sem nenhuma força externa necessária para isto, e utilizou de planos inclinados para testar suas hipóteses. A aceleração com que um objeto desce em um plano inclinado independe de sua massa, sendo esta aceleração constante e a variação de sua velocidade proporcional tal que o gráfico do experimento com o plano forneça uma reta crescente.
Objetivo
Encontrar o valor da gravidade (g)
V Velocidade Média
Equação conhecida da Cinemática: onde Vo = 0 m/s
V² = Vo + 2a∆X logo, V² = 2a∆X
Equações referentes ao Plano Inclinado:
Px = PsenӨ
Py = PcosӨ Pela 2ª Lei de Newton:
∑F = ma logo, Px = ma
PsenӨ = ma como P = mg, mgsenӨ = ma
Procedimento experimental
1. Material utilizado:
Trilho de ar
Planador
Sensor com cronômetro
Objeto metálico para inclinação do trilho
2. Esquema experimental:
Procedimento experimental
Utilizando dois objetos, posicionamos na base para trilho de ar ter certo ângulo em relação ao solo, tendo como o resultado um plano inclinado. Após isso, posicionamos um equipamento, sensor com cronômetro, capaz de medir o tempo que qualquer objeto passa por ele. O corpo (planador) que utilizamos possuía uma haste para cima que passava pelo