cinemática sobre um plano inclinado
RELATÓRIO DE FÍSICA I
Cinemática sobre um plano inclinado
Alunos: Max Willians Vicente de Farias Anderson Gouvea do Nascimento Ibrain
I- Objetivo
Investigar como varia a velocidade de um objeto sujeito a aceleração constante.
II- Material utilizado
-Cronômetro Digital com sensor ótico;
-Trilho de ar;
-Um planador;
-Suporte para elevar uma das extremidades do trilho de 2 cm;
III- Esquema experimental
IV- Procedimento experimental
1. Elevamos uma das extremidades do trilho de ar utilizando um suporte de 2 cm.
2. Em seguida definimos os pontos X2 = 140cm e X1= 40cm no trilho de ar e colocamos um sensor ótico em cada ponto, com isso definimos a distancia (∆S= X2-X1 = 80cm) entre as duas posições que será utilizada nos cálculos do nosso experimento.
3. Preparamos o cronômetro para a posição GATE. Desta forma o cronômetro registrara o intervalo de tempo durante o qual a luz e interrompida , este intervalo será utilizado para definirmos a velocidade instantânea no ponto X1, a qual será a nossa velocidade inicial para o sistema.
4. Pressionamos o botão RESET para limpar o mostrador do cronômetro.
5. colocamos o planador inicialmente 5 cm acima da posição x1 e largamo-lo. Repetimos 3 vezes este procedimento e obtemos o tempo médio e como o planador estava acima do ponto x1 5cm ele chegou a este ponto com velocidade final que definimos como sendo a velocidade instantânea (Vo i) na posição x1.
6. Deslocamos então a posição inicial do planador para 10, 15, 20, 25 cm acima do ponto x1 e repetimos os passos 3,4 e 5 acima.
7. Assim acabamos de definir as velocidades iniciais (Vo i) para o nosso experimento.
8. Preparamos o cronômetro para a posição PULSE para definirmos o tempo levado pelo planador para percorrer a distancia de X1 à X2.
9.