cinemática de translação
CAMPUS CAÇAPAVA DO SUL
CURSO DE GEOFÍSICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA I
CINEMÁTICA DE TRANSLAÇÃO
CAÇAPAVA DO SUL, 31 SETEMBRO DE 2014.
Resumo:
A velocidade média relaciona o tempo para percorrer uma distância. Foi analisado o comportamento cinemático de um planador em um trilho de ar para verificar a relação entre a velocidade média e a instantânea. A velocidade média melhor representa a velocidade instantânea quanto menor for o tempo de deslocamento do planador. A precisão da segunda aumenta conforme a variação do tempo de deslocamento considerado tende a zero.
Introdução:
Movimento unidimensional, estudado na cinemática, é aquele que descreve o movimento de uma partícula ao longo de uma linha reta que pode ter direção vertical, horizontal ou inclinada, mas deve sempre ser retilínea.
Para descrever um movimento, primeiramente devemos definir um referencial, uma reta orientada com uma origem definida. A diferença entre as posições final e inicial da partícula estudada resulta na variação do deslocamento, que juntamente com as variações de velocidade e de aceleração, descrevem funções em relação ao tempo, pois ambas variam ao decorrer deste.
Conhecemos como velocidade a taxa de variação da posição, que é dada pela razão entre o deslocamento e o intervalo de tempo. A aceleração se define como a razão entre a variação de velocidade e o intervalo de tempo. De modo análogo à velocidade. Ao fazermos a analise da partícula, se esta apresentar velocidade constante e aceleração nula, caracteriza-se seu deslocamento como um movimento retilíneo e uniforme (MRU). Neste podemos perceber que para um mesmo intervalo de tempo, distâncias iguais são percorridas.
Se a partícula apresentar variação uniforme da velocidade ao decorrer do tempo, podemos calcular sua aceleração, que será diferente de zero e constante por todo o trajeto. Este movimento recebe o nome de movimento retilíneo uniformemente variado (MRVU), e