Cinemática da Reaçoes Químicas
Das
Reações
Químicas
Introdução
Existe um ramo na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam, é a chamada Cinética
Química. Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo.
Cinemática Das
Reações Químicas
Velocidade de Reação
Condições Que Influenciam
Na Velocidade Das Reações
Energia de Ativação
Velocidade de Reação
A cinética química principia com a determinação experimental das taxas de reação das quais as equações cinéticas de reações químicas (ou mais simplesmente, "lei de velocidade ou taxa") e a constantes de velocidade são derivados. Leis de taxa relativamente simples existem para reações de ordem zero (no qual as taxas de reação são independentes da concentração), reações de primeira ordem, e reações de segunda ordem, e podem ser derivado para outras.
Condições Que Influenciam
Na Velocidade Das Reações
Concentração
Temperatura
Pressão
Superfície de Contato
Catálise
Natureza dos Reagentes
Estado Físico
Concentração
O aumento da concentração dos reagentes promove o aumento do número de colisões entre as moléculas. Isso faz com que a probabilidade de colisões efetivas acontecerem para a formação do complexo ativado seja maior.
Temperatura
Com o aumento da temperatura, aumenta a energia cinética média das moléculas em um sistema e consequentemente o número de colisões efetivas entre elas. Alimentos na geladeira, como por exemplo leite, ovos, carnes e etc., demoram muito mais para estragar do que no ambiente. Isso porque as reações químicas feitas pelos microrganismos decompositores são retardadas pelas baixas temperaturas. Pressão
Um aumento de pressão em um sistema aumenta o número de colisões entre as moléculas que o